Lista de Espera SISU 2022

Todos os estudantes que não alcançaram a vaga desejada na primeira chamada podem ainda se inscrever na Lista de Espera SISU 2022. Quer saber como participar? Então leia esse artigo e entenda como funciona a lista de espera SISU 2022, requisitos para participar e como se inscrever. Confira!

Lista de Espera SISU 2022

Lista de Espera SISU 2022

Confira também:

SISU 2022

O Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificada) é o programa elaborado pelo MEC (Ministério da Educação) com o intuito de oferecer vagas em universidades públicas para todos os participantes do ENEM que estiverem dentro das regras do programa. O programa ocorre anualmente beneficiando principalmente alunos de baixa renda pertencentes à rede pública, com milhares de vagas.

Lista de Espera SISU 2022

Assim que a lista regular do SISU sair, os alunos que estiverem melhor posicionados em relação às notas do ENEM 2022 do ano anterior e de cotas, se for o caso, serão chamados para fazer a matrícula pessoalmente nas instituições de ensino. Entretanto, caso o aluno não seja selecionado inicialmente, ainda há a possibilidade de se inscrever na lista de espera do SISU.

Para isso é preciso ir até o site do programa, e cadastrar novamente seus dados. Aliás, nesta nova etapa só é possível utilizar a primeira opção de curso.

Como Funciona a Lista de Espera?

Primordialmente, o candidato deverá fazer o cadastro dentro do período de inscrição na lista de espera do SISU, que normalmente dura de 4 a 7 dias apenas. Para participar da nova etapa de seleção é necessário ter se inscrevido na primeira chamada, mas não ter sido aceito em nenhuma das duas opções.

A lista da segunda chamada normalmente demora algumas semanas para ser divulgada e ao ser contemplado com uma vaga, haverá a necessidade de ir pessoalmente até a universidade, dentro do prazo estipulado pela mesma, para entregar todos os documentos solicitados e oficializar a matrícula.

Por fim, a segunda chamada do curso é feita pela própria instituição onde o candidato se inscreveu e não pelo site do SISU, portanto atente-se!

Requisitos para Participar

Poderão participar do SISU de 2022 apenas os estudantes que estiverem dentro das regras do programa, descritas abaixo:

  • Ter participado do ENEM do ano anterior (2019, neste caso);
  • Não ter zerado a nota da redação do ENEM;
  • Apenas participantes regulares poderão participar, ou seja, treineiros não poderão participar, independentemente da nota obtida.

Inscrição Lista de Espera SISU

O processo de inscrição é bem simples, assim sendo, para entender como se inscrever na lista de espera do SISU 2022, acompanhe os passos a seguir:

  1. Vá até o site do Sisu, pelo link: https://sisu.mec.gov.br/#/;
  2. Acesse, logo na primeira página, o boletim do candidato clicando no item “Ver meu Boletim”;
  3. Na página seguinte, acesse a opção “participar da lista de espera”;
  4. Posteriormente, confira no formulário de inscrição se todas as suas informações estão corretas;
  5. Não se esqueça de atualizar seus meios de contato (endereço de e-mail e número de telefone);
  6. Clique em “Confirmar” e aguarde uma mensagem de confirmação no próprio sistema, por e-mail ou SMS;
  7. E pronto, seu cadastro na lista de espera do Sisu estará completo.

Obs.: Preste atenção às datas para o procedimento, que normalmente fica ativo para inscrição durante apenas 7 dias.