Como Funciona o SISU 2022: Inscrições, Notas de Corte

Entender como funciona o SISU 2022 é importante para quem deseja participar do programa. O SISU é um sistema utilizado por universidades para fazerem a seleção dos alunos que irão estudar na instituição. Esse sistema funciona duas vezes ao ano, sendo uma em janeiro e a outra em julho.

É importante lembrar que para participar do Sistema de Seleção Unificada, o candidato precisa ter realizado a prova da última edição do ENEM, sem ter zerado na redação.

No processo de se candidatar a uma vaga, o candidato deve ficar atento à nota de corte do curso em que deseja aplicar sua nota do ENEM. A nota de corte situa o candidato sobre a menor nota que ele pode ter tirado no exame do ENEM para poder ser selecionado no curso escolhido. As notas são calculadas de acordo com o número de vagas pelo número de candidatos interessados.

Como Funciona o SISU 2022

Como Funciona o SISU 2022

Como Funciona o SISU 2022

Diversas universidades optam pelo Sistema de Seleção Unificada 2022 para selecionar os candidatos a uma vaga em algum curso de sua instituição. Muitas dessas universidades são públicas, mas não podemos esquecer que universidades privadas também escolhem pela utilização do SISU, para oferecerem vagas através do PROUNI 2022, que é um programa voltado para aqueles alunos que não possuem condições para poderem arcar com um curso dentro de uma universidade privada.

Quem Pode Participar

Para poderem participar do SISU, os candidatos devem necessariamente:

  • Ter realizado a última edição do ENEM 2022, Exame nacional do Ensino Médio;
  • Ter conseguido uma nota superior a zero na prova de habilidades para redação.

Existem alguns determinados cursos que exigem uma certa quantidade de acertos em relação a algumas áreas de conhecimento cobradas na prova, portanto é importante conferir as informações do curso que deseja realizar.

Inscrições SISU 2022

Se você precisa realizar sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada, mas não sabe como proceder, logo abaixo iremos lhe mostrar o passo a passo de como realizar sua inscrição:

  • primeiramente você deverá realizar o acesso ao site oficial do SISU;
  • após ter acessado o site, será exigido que você informe alguns dados pessoais para dar continuidade no processo;
  • logo após será o momento de você escolher o curso que deseja realizar. É importante lembrar que você poderá optar por duas modalidades diferentes de cursos;
  • por meio do munícipio ou da instituição de interesse, você poderá verificar as vagas oferecidas pela universidade;
  • no momento de pesquisar sobre a universidade assim como sobre seu curso, será possível ver os detalhes a respeito do mesmo;
  • logo após você deverá optar pela modalidade na qual deseja se candidatar, sendo ela como cotista ou não;
  • depois você deverá realizar a confirmação dos dados e também da modalidade escolhida. Depois de conferir todos os dados, você poderá clicar no botão “Confirmar”;
  • por fim, saiba que a opção pelo curso pode ser alterada caso ache melhor.

Resultado SISU

Por conta da pandemia do coronavírus, as datas para realização das inscrições e resultados do SISU não ocorreram no mesmo período que nas edições passadas. Sendo que as inscrições para o ano de 2022 acontecerão do dia seis ao dia nove de abril, e os resultados sairão no dia treze do mesmo mês.